VOLTAR

Tupinambás e Funasa fazem acordo

A Tarde-Salvador-BA
Autor: LUIZ CONCEIÇÃO
05 de Set de 2004

Um acordo fechado quinta-feira,
entre a cacique Valdelice Amaral e o chefe do Pólo Indígena da
Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Ilhéus, Paulo Menezes, pôs
fim ao impasse entre a tribo Tupinambá, de Olivença, e a autarquia
federal. Os índios haviam retido uma caminhonete da Funasa no
interior da comunidade do Santaninha, na zona rural, sob a alegação
de que o veículo não estava prestando serviços de transporte à tribo,
mas sendo usado por funcionários federais em serviços particulares.

O carro foi liberado pelos tupinambás, juntamente com os dois
funcionários que estavam retidos no interior da comunidade indígena,
e voltou a ser utilizado no transporte dos indígenas e de suas
famílias entre a aldeia e a cidade de Ilhéus. O índio Antonio
Tucurumã disse que a Funasa havia destinado dois veículos para a
prestação de serviços: uma ambulância e uma caminhonete. "A tribo
sofre com o tratamento dado pela Funasa, não só em relação à
utilização dos veículos como pela falta de remédios", protestou.

Tucurumã acrescenta que os tupinambás também exigem a substituição do
chefe do Pólo Indígena da Funasa, em Ilhéus. Mas com o acordo fechado
com a cacique, a Funasa prometeu melhorar os serviços prestados à
aldeia. Os índios aguardam a demarcação de suas terras pela Funai, em
execução, em Olivença, a 18 quilômetros do centro de Ilhéus.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.