VOLTAR

Tupinambá protesta e reivindica assistência

A Tarde (BA)
Autor: ANA CRISTINA OLIVEIRA
14 de Fev de 2007

Cerca de 60 índios Tupinambás da Aldeia da Serra do Padeiro, divisa entre os municípios de Buerarema e Una, fizeram um protesto, ontem, na Prefeitura de Buerarema (a 450 km de Salvador), para denunciar falta de assistência médica da equipe de Programa de Saúde da Família Indígena (PSF). Segundo os índios, desde 2005 já morreram 17 pessoas
na aldeia.

O cacique Rosivaldo Ferreira da Silva acusa a prefeitura de reter R$ 151 mil, que deveriam ter sido repassados no segundo semestre de 2006, deixando cerca de 600 índios, sem consultas, medicamentos básicos e de uso contínuo. "Nem mesmo os exames simples são feitos no posto da aldeia. Mulheres morreram de parto. Uma criança foi operada do coração e precisava de revisão a cada três meses, um ano depois ainda não voltou ao médico", denuncia o cacique.

"Enquanto os índios morrem sem assistência, o prefeito diz que vai devolver os recursos", ironiza o cacique. O prefeito Orlando Filho disse que assumiu o programa de saúde, mas passou para Una. Buerarema continua recebendo recursos do Ministério da Saúde, mas vai definir, em ata, onde as verbas serão aplicadas, garantiu.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.