VOLTAR

TUPINAMBÁ DA SERRA DO PADEIRO, FAZEM NOVA RETOMADA.

Cimi-Leste-Itabuna-BA
08 de Dez de 2004

Na madrugada do dia 08/12/2004, a comunidade dos Tupinambá de Serra do Padeiro, no município de Buerarema retomaram uma fazenda, localizada no Município de Una. Cerca de 50 índios, ocuparam a fazenda de nome Futurama que estava em poder de Gildo Lisboa Neto, residente na cidade de Ilhéus. Segundo informações dos próprios índios, a ocupação se deu de forma pacifica, porque na fazenda não tinha ocupantes, os índios informa ainda que a fazenda estava completamente abandonada já há algum tempo, e o fazendeiro Gildo Lisboa Neto utilizava apenas para retirar madeira, fato este inclusive denunciado pela comunidade, a fazenda tem cerca de 270 Hec.

Até as 11 horas deste dia, 08/12 o clima era de tranqüilidade, mas logo depois do meio dia os índios informaram que o fazendeiro já procurou a Funai, dando-lhe um prazo para a mesma retira-los em 24 horas, e ameaçando-a se não houver desocupação promete haver reação. Uma liderança estará se dirigindo a Funai e MP Federal em Ilhéus neste dia, para fazer as devidas notificações e solicitar providencias e apoio. A fazenda Futurama fica ao lado da fazenda Bagaço Grosso outra ocupação feita pelos Tupinambá no mês de abril deste ano.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.