VOLTAR

Tumucumaque renova Conselho Consultivo

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
25 de Jul de 2013

Na segunda-feira (22), a equipe do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, unidade de conservação (UC) federal localizada entre os estados do Amapá e do Pará, finalizou o processo de renovação do Conselho Consultivo. O objetivo da ação foi identificar, sensibilizar e renovar as entidades, instituições governamentais e da sociedade civil do Conselho Consultivo do Parque Montanhas do Tumucumaque, para que reflitam sobre os critérios de escolha de seus representantes, a efetividade na atuação e a importância de acompanhar e participar proativamente das discussões e atividades relacionadas ao Conselho.

As ações da renovação do Conselho Consultivo foram desenvolvidas nos municípios de Laranjal do Jari, Pedra Branca do Amapari, Calçoene, Oiapoque e Serra do Navio, no Amapá, e Almeirim, no Pará, localidades no entorno do parque nacional. A atividade de renovação do conselho recebeu apoio da WWF-Brasil e do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA).

Foram realizadas visitas às instituições públicas e da sociedade civil que possuem relevância no processo de gestão da unidade de conservação. O Conselho Consultivo da UC foi criado em 2002, pela Portaria do IBAMA no 182, de 31 de dezembro, e prevê três reuniões ordinárias por ano. Os membros do Conselho têm mandato de dois anos, com possibilidade de reeleição.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/4161-tumu…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.