VOLTAR

Tudo por um pífano

O Globo, Segundo Caderno, p. 3
14 de Nov de 2015

Do Rio ao Xingu
Tudo por um pífano
Documentário mostra viagem de Carlos Malta pelo país em busca das origens do instrumento

ANA PAULA BLOWER
apaula.blower@infoglobo.com.br

"Uma chave que abre as portas da alegria" é como Carlos Malta define o pífano, instrumento que inspirou o documentário "Xingu Cariri Caruaru carioca", dirigido por Beth Formaggini, que será exibido no Mimo Festival amanhã, no Cine Odeon. No filme, Malta viaja pelo Brasil encontrando músicos importantes na tradição do instrumento, como João do Pife, e passa pelas paisagens de um Brasil "à parte", distante das metrópoles. Ele vai do Rio ao Xingu, atravessando Ceará, Paraíba e Pernambuco, nas cenas de "Xingu Cariri Caruaru carioca".
- O filme foi feito na busca desse som que sempre me encantou - conta Malta.

EXPERIÊNCIA MUSICAL E SOCIOLÓGICA
"Os músicos estão no filme porque têm sua autenticidade"
Carlos Malta

Muito além do trava-língua, "Xingu Cariri Caruaru carioca" é um registro de histórias de pessoas ao redor do Brasil e suas relações com o pife. Para isso, os diálogos "conversados" são poucos. Os de natureza musical são os que enchem a tela, junto com as paisagens por onde a equipe passou, como a aldeia da tribo Kuikuro do Alto Xingu. Para Carlos Malta, a intenção é, justamente, fazer o público se emocionar apenas com a música, e não com diálogos que ele chama de "monótonos".
Um dos músicos visitados por Malta é o pernambucano Raimundo, bastião de uma banda de pífano com mais de 200 anos de história em Pernambuco. Após longos dias de gravação e interação com culturas diferentes, mesmo que locais, Malta diz que aprendeu algo que, de certa forma, já sabia:
- A identidade é crucial para um artista. Os músicos estão no filme porque têm sua autenticidade.
O ar bucólico que se vê no longa provocou um choque positivo em Malta. Ele, que nunca havia estado no Alto Xingu, indica a experiência:
- Aquilo é muito mais próximo da nossa natureza do que temos aqui na cidade. É um bálsamo pra alma do ser humano. Passamos uma semana sem tocar em dinheiro.
As filmagens aconteceram entre maio e agosto de 2014, percorrendo, durante um mês, as regiões Norte e Nordeste. O fim da produção foi no Rio, onde se passa a cena final: um cortejo musical da Praça São Salvador até a Praia de Botafogo. O pife, visto pelos povos indígenas do Alto Xingu como um peixe que saiu do rio, desaguou no mar carioca.
PELAS MÃOS DE GIL
Malta descobriu o instrumento aos 12 anos, ouvindo "Pipoca moderna", música do disco "Expresso 222", de Gilberto Gil. De lá para cá, ele se tornou músico profissional e tocou por muitos anos com Hermeto Pascoal, além de ter feito parcerias com gente como Caetano Veloso e Dave Matthews e projetos autorais como a banda Pife Muderno.
- Meu encantamento com o instrumento nunca passou - conclui ele.

*Estagiária sob orientação de Bernardo Araujo
"Xingu cariri caruaru carioca"
Direção: Beth Formaggini.
Onde: Cine Odeon - Praça Floriano 7, centro (2461-0201).
Publicidade
Quando: Amanhã, às 18h.
Quanto: Grátis.
Classificação: Livre.

O Globo, 14/11/2015, Segundo Caderno, p. 3

http://oglobo.globo.com/cultura/filmes/xingu-cariri-caruaru-carioca-mos…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.