VOLTAR

Tuberculose em índios é desafio

Estadão do Norte-Porto Velho-RO
24 de Mar de 2004

Neste dia 24 de março a Organização Mundial de Saúde - OMS instituiu como o "Dia Mundial de Combate à Tuberculose", uma das doenças que é uma das maiores preocupações em saúde pública em todo mundo. A tuberculose é uma doença altamente contagiosa e uma das dificuldades enfrentadas pelos agentes públicos de saúde é o alto índice de abandono ao tratamento, à base de antibióticos por um período de seis meses, combater a doença é um desafio e a Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Preto do Oeste, através do coordenador do Programa Saúde da Família enfermeiro chefe Roberto Henrique Gibrim, participa desta luta.
De acordo com o coordenador Roberto Henrique, durante a campanha, estão previstas diversas atividades como o lançamento de um boletim informativo com a série histórica da doença, locais de tratamento para encaminhamento de pacientes e informações aos profissionais. Segundo o coordenador todos os agentes de saúde serão mobilizados para um trabalho de busca dos sintomáticos respiratórios, onde uma pessoa com tosse e expectoração por mais de quatro semanas deve fazer o exame a OMS preconiza um percentual de 80% de cura dos novos casos descober-tos em Ouro Preto no ano de 2003 foram notificados seis casos sendo que cinco pessoas já tiveram alta.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.