VOLTAR

TSE autoriza envio de força federal para cidades de cinco estados

Agência Brasil - http://agenciabrasil.ebc.com.br/
Autor: Priscilla Mazenotti
29 de Out de 2010

Brasília - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou o envio de força federal para cidades de cinco estados. Ao todo, até agora, 12 estados vão contar com o auxílio das tropas para garantir a normalidade das eleições neste segundo turno: Piauí, Amazonas, Rio Grande do Norte, Tocantins, Alagoas, Rondônia, Sergipe, Maranhão, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Amapá e Pará.
Segundo o TSE, na Paraíba há acirramento dos ânimos por conta do segundo turno também para governador. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral no estado, Genésio Gomes Pereira Filho, telefonou para o presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, informando a gravidade da situação.

No Pará, tropas federais vão atuar especialmente nas aldeias indígenas da região, assim como no Tocantins. No Amazonas, os soldados estarão na região da fronteira entre o Brasil e o Peru e o Brasil e a Colômbia, onde há contingente insuficiente de soldados da Polícia Militar.

O TSE aprovou ainda o envio de força federal para auxiliar as eleições suplementares em Oeiras (Piauí), marcada para 14 de novembro. Os eleitores do município vão escolher novos prefeito e vice, após a cassação de B. Sá por abuso de poder econômico.

Edição: Graça Adjuto

http://agenciabrasil.ebc.com.br/home/-/journal_content/56/19523/1089746

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.