VOLTAR

Tribo isolada abandona vila por pressão de grileiro

Estado de S. Paulo-São Paulo-SP e The Times-Nova York-USA
19 de Mai de 2005

Uma das últimas tribos indígenas amazônicas que evitam qualquer contato com o mundo exterior corre o risco de ser varrida por madeireiros e grileiros. Agentes da Fundação Nacional do Índio (Funai) dizem ter tirado fotografias aéreas de vilas isoladas no meio da floresta que foram abandonadas recentemente pela tribo. As vilas tinham comida, flechas e cestos - indício de que os habitantes saíram às pressas para evitar os madeireiros e outros que invadem suas terras. A tribo nem sequer tem nome e sua existência só foi confirmada em 1987. Indígenas são vítimas freqüentes de massacres à medida que grileiros procuram limpar áreas antes que as tribos possam reivindicar as terras perante o governo federal. O grupo em questão vive na área do Rio Pardo, em Mato Grosso (Estado que mais desmata). Segundo a Funai, a recente decisão de um tribunal local, suspendendo uma ordem de proteção das terras da tribo, deixou o grupo sem defesa contra madeireiros e grileiros. Uma madeireira abriu a ação contra a ordem de proteção.

"Se algo não for feito rapidamente, será genocídio", disse Fiona Watson, da Survival International, organização que trabalha com direito indígena. "É sabido que os índios estão lá e agora toda a proteção à sua terra foi sabidamente removida." A Anistia Internacional diz que a violência contra índios tem aumentado por causa da falta de proteção governamental.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.