VOLTAR

Tribo irá implantar ponto turístico em reserva de Avaí

Jornal da Cidade de Bauru - www.jcnet.com.br
15 de Out de 2008

Avaí - O Circuito Turístico Caminhos do Centro Oeste Paulista obteve adesão da tribo Ekeruá, de origem terena, que integra 15 famílias vivendo na Reserva Indígena de Araribá, em Avaí (39 quilômetros de Bauru). A proposta é colocar os turistas em contato com a comunidade indígena, valorizar seus costumes e hábitos.

Consultorias do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) junto à comunidade preparou um plano de negócios que prevê a construção de um Centro Cultural, empreendimento que pretende possibilitar a visitantes conhecer a moradia indígena, a culinária, o artesanato, a música, a dança, as brincadeiras, vestimenta, a tradição de cura e, principalmente, preservar a cultura indígena para as gerações futuras na própria tribo.

O local, que será explorado comercialmente, está em fase de estruturação. Além de valorizar a cultura indígena e hábitos da comunidade que a integram, a tribo se preocupa em cuidar e preservar o meio ambiente por meio da realização de ações que promovam a sustentabilidade do negócio.

"A valorização da identidade de determinados povos é importante, pois além de constituir-se em resgate histórico-cultural, detém potencial para atrair turistas a determinados destinos, por oferecer acesso à história, à cultura, ao modo de viver e aos costumes de uma comunidade", ressalta Isa Francischini, analista do Sebrae-SP em Bauru. Ela destaca que o trabalho da entidade foi diferenciado na medida em que se buscou um entendimento da cultura e da forma de organização indígena. "As consultorias procuraram preservar a cultura das tribos, adequando-as à linguagem dos negócios e a realidade da cultura indígena", avalia.

O Circuito Turístico Caminhos do Centro Oeste Paulista é formado por dez municípios aglutinados pelo Conselho de Desenvolvimento Regional (Coder), que também apóia o empreendimento: Agudos, Avaí, Arealva, Bauru, Duartina, Iacanga, Lençóis Paulista, Macatuba, Pederneiras e Piratininga. Através do trabalho do Sebrae-SP e o apoio das Prefeituras Municipais, o projeto começou a ser estruturado em 2006 como uma alternativa para o desenvolvimento regional. "A vocação turística identificada no Circuito é cultural, com especificidades para o turismo histórico e rural", informa Isa.

A partir da união desses municípios, o Circuito passou a explorar turisticamente patrimônios históricos, culturais e naturais de cada cidade. "Vislumbrou-se a geração de oportunidades para todos, que passarão a explorar não só suas potencialidades, mas também vão contribuir para a diversificação da atratividade e da infra-estrutura turística da região, enriquecendo a oferta turística regional, com ganhos significativos para os turistas e as comunidades envolvidas", explica a analista do Sebrae-SP. Os resultados refletem, principalmente, na qualidade de vida das comunidades com o aumento da renda.

O Circuito passou pelas fases de pré-projeto, construção e estruturação do projeto. Hoje se encontra na fase de implementação, que tem como meta a estruturação dos atrativos e formatação dos roteiros turísticos, para elaboração do Catálogo do Circuito Turístico Caminhos do Centro Oeste Paulista e posterior comercialização.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.