VOLTAR

Três pessoas são presas com armas e ouro na Terra Indígena Yanomami

Revista Cenarium - https://aamazonia.com.br
03 de Abr de 2023

Três pessoas são presas com armas e ouro na Terra Indígena Yanomami

Bianca Diniz - Da Agência Amazônia
03/04/2023

BOA VISTA (RR) - A Polícia Federal (PF) prendeu três indivíduos no domingo, 2, na Comunidade do Palimiú, localizada na região da Terra Indígena Yanomami (TIY), em Roraima. Os suspeitos, segundo a polícia, portavam armas de fogo, munições, balança de precisão e mineral semelhante a ouro. De acordo com a Polícia Federal, a prisão ocorreu após a equipe monitorar uma canoa com quatro indivíduos suspeitos no Rio Uraricoera.

Durante a abordagem, um dos suspeitos fugiu enquanto os outros três se renderam com a aproximação da PF. Durante a revista, os policiais encontraram dois revólveres calibre 38, uma espingarda 20, além de munições e outros itens.

Os homens foram encaminhados à Superintendência da PF, em Boa Vista, em seguida, para o sistema prisional. A ação contou com a participação da Polícia Federal, Força Nacional, Ibama, Funai e Ministério da Defesa.
Leia também: Pela terceira vez, PF destrói ponte construída por invasores em Terra Indígena de Rondônia
Terror em Palimiú

Segundo a PF, a Comunidade Palimiú, localizada às margens do Rio Uraricoera, na Terra Indígena Yanomami (TIY), enfrenta frequentes ataques de garimpeiros ilegais em busca de minérios preciosos nas reservas da região. Para coibir essas práticas criminosas, a Polícia Federal e outras forças têm intensificado a fiscalização na área.

Segundo o Instituto Socioambiental (ISA), desde maio de 2021, o povo Palimiú tem vivido em cenários de ataques. Lideranças indígenas declararam à organização Hutukara que, "se antes a pressão dos garimpeiros era menor, hoje, percebem que a presença dos invasores saiu do controle". Além disso, os indígenas afirmam que "agora, todos eles (garimpeiros), circulam pelo Rio Uraricoera, fortemente, armados".

https://aamazonia.com.br/tres-pessoas-sao-presas-com-armas-e-ouro-na-te…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.