OESP, Vida, p. A21
Autor: PITALUGA, Fábio
24 de Jun de 2010
Três perguntas para....
Fábio Pitaluga
Principal negociador do Brasil na Comissão Internacional da Baleia
1. As negociações sobre a substituição da moratória da caça de baleias por um sistema de abate controlado falharam e serão suspensas por um ano. Por que as negociações não tiveram êxito?
Da parte do Grupo de Buenos Aires, que reúne 12 países da América Latina, incluindo o Brasil, achamos que havia falta de equilíbrio entre o que estava sendo demandado dos conservacionistas - ou seja, a concordância com a concessão de mais dez anos de caça às baleias para Japão, Noruega e Islândia, entre outras - e as promessas feitas por essas nações. Quer dizer: estavam nos pedindo para ceder em troca de promessas futuras cujo cumprimento ninguém garantia. O documento que estava na mesa agora não especificava o que aconteceria depois desses dez anos.
2. As notícias de que o Japão comprou votos de alguns países insulares e africanos foi comentada em Agadir?
Dentro da plenária, logicamente não. Mas nos corredores, sim.
3. A proposta de criação de um Santuário Baleeiro do Atlântico Sul foi discutida?
A proposta fazia parte de um pacote. Na verdade, estava no texto desse documento sobre o qual não houve consenso. Se ele tivesse sido aprovado, o santuário teria sido também.
OESP, 24/06/2010, Vida, p. A21
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100624/not_imp571186,0.php
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.