VOLTAR

Tremembé aguardam homologação da Terra Indígena Córrego João Pereira

Site da Funai
02 de Abr de 2002

Os índios Tremembé, da Terra Indígena Córrego João Pereira, situada nos municípios de Acaraú e Itarena foram os primeiros a ter sua terras demarcadas no estado do Ceará. Agora, aguardam a homologação do presidente da república e o registro no Serviço de Patrimônio da União. A Funai investiu R$ 218 mil em idenizações de benfeitorias a não-índios.

Segundo o líder José Itamar Teixeira, a conquista da comunidade Tremembé foi muito importante para os 336 índios que vivem no local e lutaram contra ameaças de invasões e expulsão durante muito tempo. O desafio agora é administrar o patrimônio e lidar com os recursos conquistados sem conflitos internos; disse Teixeira.

A demarcação dos 3140 hectares foi concluída pela Funai no ano passado e afastou as ameaças de invasão. Foram fixados 32 marcos e instaladas 25 placas de identificação nos 32 quilômetros de perímetro da Terra Indígena.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.