VOLTAR

Tradição e modernidade na exposição que o Museu do Índio apresenta no MAO, em Minas Gerais

Funai - www.funai.gov.br
01 de Dez de 2008

Teve início dia 28 de novembro a exposição "Tisakisu: Tradição e Novas Tecnologias da Memória" no Museu de Artes e Ofícios/Instituto Cultural Flávio Gutierrez, em Belo Horizonte.

A mostra reúne 11 vídeos e 100 fotos dos Kuikuro (MT), além de dois filmes produzidos pelos próprios xinguanos e premiados em festivais nacionais. Os antropólogos Carlos Fausto e Bruna Franchetto (Museu Nacional/ UFRJ) assinam a curadoria.

Os destaques ficam para os dois filmes: "Nguné Elü - O Dia em que a Lua Menstruou", vencedor, entre outros, do Prêmio Chico Mendes de Melhor Documentário Vídeo do Festival de Rondônia 2004, e "Inbé Gikegü: Cheiro de Pequi", que recebeu vários prêmios em 2006, entre eles, Prêmio Manuel Diegues Júnior na 11ª. Mostra Internacional do Filme Etnográfico (RJ).

Tisakisu chegou a Minas Gerais graças à parceria Museu do Índio/FUNAI, AIKAX - Associação Indígena Kuikuro do Alto Xingu, DKK - Documenta Kuikuro, Museu Nacional/UFRJ e Vídeo nas Aldeias. Patrocínio: BNDES, MINC. Realização: MAO/ICFG.

Exposição "Tisakisu: Tradição e Novas Tecnologias da Memória"
Local: Museu de Artes e Ofícios-MAO
Praça da Estação s/no, Centro.
Belo Horizonte-MG.
Tel.: (31) 3248-8600.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.