VOLTAR

Tracuateua e Marituba recebem cursos de qualificação turística

Agência Pará de Notícias - http://www.agenciapara.com.br/
Autor: Israel Pegado
04 de mai de 2016

Os municípios de Tracuateua e Marituba são os primeiros a receber, neste mês de maio, cursos de qualificação promovidos pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur). Nos primeiros quatro meses de 2016, o Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PEQTur) já capacitou 884 pessoas, em 24 cursos de 10 municípios do estado. De 2 a 4 de maio, o "Cozinha Brasil" se faz presente em Tracuateua, nordeste paraense, enquanto que entre 2 e 6 de maio, ocorre o módulo introdutório do curso de "Condutor de Trilhas e Caminhadas" no Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia, em Marituba, na região metropolitana de Belém, que também reúne participantes de Ananindeua e da comunidade quilombola do Abacatal.

O "Cozinha Brasil" oferece cursos de curta e média duração, gratuitos à população para o ensino da prática de uma alimentação nutritiva e saudável, de baixo custo e que respeita as diferenças regionais e das estações. Um programa do Serviço Social da Indústria (Sesi), o "Cozinha Brasil" é reconhecido internacionalmente e sua inclusão na capacitação de profissionais ligados à cadeia produtiva do turismo faz parte do cronograma de ações e parcerias do PEQTur. Uma iniciativa que favorece o produto turístico e contribui para o desenvolvimento social e econômico do Estado. As aulas são especialmente orientadas por nutricionistas do Sesi. A Cimentos do Brasil S/A (CIBRASA) foi a instituição que solicitou a realização da capacitação à secretaria, com apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação de Tracuateua.

Já o modulo I do curso de "Condutor de Trilhas e Caminhadas" utiliza uma metodologia que une a teoria à prática, com disciplinas focadas em temáticas como Unidades de Conservação, Legislação Ambiental Básica, Educação como instrumento de Gestão Ambiental, Ecoturismo e Teorias e Técnicas de Turismo.

A gerente de qualificação profissional da Setur e coordenadora do PEQTur, Flávia Lima, destaca a importância da capacitação. "A qualificação é o alicerce para uma carreira profissional. Sem o conhecimento você não consegue executar com excelência uma ação. A qualificação é importante nesse sentido, pois ela te dará todo o suporte para o desenvolvimento profissional e os cursos do PEQTur são direcionados aos profissionais ligados direta ou indiretamente ao setor turístico", explica.

Para a realização destes cursos, a Setur tem como parceiros o Sesi-PA, Batalhão da Polícia Ambiental (BPA), Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Instituto Federal do Pará (IFPA).

(Com a colaboração de Liliane Marques)

http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=126010

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.