VOLTAR

Trabalho que estuda políticas para indígenas em São Paulo é lançado na Pinacoteca

Brasil de Fato - www.brasildefato.com.br
20 de Jun de 2013

Acontece nesta quinta-feira (20) o lançamento da publicação "A Cidade como Local de Afirmação dos Direitos Indígenas", fruto de um trabalho realizado ao longo de dois anos e meio pelo Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos e a CPI (Comissão Pró-Índio). O evento ocorre hoje, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, às 19 horas, na Praça da Luz.

O trabalho explica como acontecem as políticas públicas voltadas para indígenas em São Paulo. Ao longo de dois anos e meio, o Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos desenvolveu atividades em conjunto com indígenas da etnia pankararu que vivem na zona leste e zona sul da cidade, e com indígenas da etina guarani mbya que vivem em aldeias do Pico do Jaraguá, na zona norte.

"Queríamos entender como as políticas públicas chegam até a esses indígenas e o que eles pensam sobre elas", diz Kárine Guirau, uma das pesquisadoras do projeto. "Concluímos que para os índios que vivem em TIs (Terras Indígenas) as políticas públicas até existem, mas estas ficam condicionadas a burocracias do serviço público e nem sempre funcionam como deveriam", diz.

Segundo Guirau, uma das necessidades para melhorar essas políticas é a de profissionais mais sensíveis às causas indígenas. "Na área de saúde, por exemplo, são precisos médicos que trabalhem dispostos a compartilhar conhecimento, levando em consideração crenças diferentes, e não que façam uma medicina de cima pra baixo", afirma Kárine.

Sobre os índios que não vivem em TIs, Kárine diz que as políticas públicas não costumam chegar até eles. "Existe esta condição de que o índio para ser beneficiário de políticas públicas precisa viver em uma TI. Por exemplo, não se faz uma UBS (Unidade Básica de Saúde) em uma área que não seja TI. Isso precisa mudar", afirma.

Lançamento da publicação "A Cidade como Local de Afirmação dos Direitos Indígenas"

Local: Pinacoteca do Estado de São Paulo

Endereço: Praça da Luz, 2

Quando: 20/06 (quinta-feira)

Horário: 19 horas

http://www.brasildefato.com.br/node/13296

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.