VOLTAR

Tortura a indígenas durante ditadura será tema de audiência

Assembleia de Minas- http://www.almg.gov.br/a
25 de Abr de 2014

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai debater, em audiência pública, na próxima segunda-feira (28/4/14), as torturas, assassinatos e perseguições contra os povos indígenas durante a ditadura militar no Brasil. A reunião, requerida pelo presidente da comissão, deputado Durval Ângelo (PT), será no Auditório, a partir das 14 horas.

A audiência é um desdobramento do Ciclo de Debates Resistir Sempre, Ditadura Nunca Mais, e colocará em discussão, entre outras questões, as violações aos direitos humanos desses povos e os desafios da atualidade. "A comissão vai promover uma audiência pública a cada mês para lembrar o golpe. É preciso apurar os crimes cometidos durante o regime e resgatar a nossa história para que ela não seja esquecida e nem repetida", pondera o parlamentar.

De acordo com denúncias, os índios também teriam sido vítimas de torturas durante a ditadura, inclusive com a criação de uma Guarda Rural Indígena (Grin) responsável por ações de policiamento nas tribos.

O filme "Arara"", recuperado por estudiosos, exemplifica isso. Nas imagens, que permaneceram ignoradas durante 42 anos - porque os agentes da repressão desconheciam o seu teor, é mostrada a formatura de uma turma da Grin. Em uma das cenas, um homem é carregado num simulacro de um pau de arara.

Convidados - O evento tem como convidados o procurador regional da República de Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal, Edmundo Antônio Dias Netto Junior; o representante da Comissão da Verdade em Minas Gerais, Alberto Betinho Duarte; o vice-presidente do Grupo Tortura Nunca Mais e coordenador do Projeto Armazém da Memória de São Paulo, Marcelo Richard Zelic; o coordenador do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) / Regional Leste, Antônio Eduardo Cerqueira de Oliveira, e a representante da Comissão Nacional da Verdade e coordenadora do Grupo de Trabalho que apura graves violações de direitos humanos no campo ou contra indígenas, Maria Rita Kehl.

http://www.almg.gov.br/acompanhe/noticias/arquivos/2014/04/24_release_a…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.