VOLTAR

Torneio de Futebol Indígena começa nesta sexta-feira em Maringá

Agência de notícias do Estado do Paraná - http://www.aen.pr.gov.br/
24 de Mar de 2011

A Universidade Estadual de Maringá promove nesta sexta-feira (25) e sábado (26) o 2 Torneio de Futebol Indígena, que reunirá representantes de diferentes tribos do Paraná. Estão inscritas oito equipes masculinas e quatro femininas. As atividades começarão às 8 horas, com o congresso técnico, seguido de exame físico dos atletas e cerimônia de abertura.

A primeira partida dos times masculinos ocorre logo a seguir no campo do Departamento de Educação Física da UEM. A primeira disputa entre os times femininos será a partir das 15 horas, no campo suíço da Aduem. Se chover, será transferida para o campo do Mudi. No sábado, a programação começará às 8 horas para os homens e às 8h30 para as mulheres.

A organização é em co-gestão com os universitários indígenas da UEM e dois grupos de pesquisa: Grupo de Estudos do Lazer (GEL) e Laboratório de História e Etnografia Indígena (Tulha). O evento tem apoio de vários setores da UEM, da Associação Indigenista de Maringá, da Aduem e da Secretaria Especial de Relações com a Comunidade. O financiamento do torneio é feito pelo Ministério do Esporte e os prêmios em troféus e bolas de futebol serão fornecidos pelo Governo do Paraná.

O torneio é resultado de uma pesquisa feita pela UEM nas 30 terras indígenas do estado, a fim de analisar o que existe em termos de esporte, lazer, lutas e danças. Já está programado para maio um evento dedicado às manifestações tradicionais.

http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=62763

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.