VOLTAR

"Tome Ciência": Programa de índio: resgate cultural

Jornal da Ciência - http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=68355
08 de Jan de 2010

Programa pode ser visto ao longo da semana, pela TV, e a qualquer hora pela internet

Hoje, no Brasil, vivem cerca de 350 mil índios, distribuídos entre 215 sociedades indígenas, o que representa cerca de 0,2% da população brasileira. Cerca de 180 línguas, pelo menos, são faladas pelos membros destas sociedades, as quais pertencem a mais de 30 famílias lingüísticas diferentes.

Mas não é só a linguagem indígena que interessa à ciência. Desde o descobrimento, o chamado homem civilizado teve seu mundo enriquecido pelos índios. Os conhecimentos nativos, em ampla área de biodiversidade, são aproveitados pela medicina e disputados pelas indústrias farmacêuticas.

A linguagem, a cultura, os hábitos, a filosofia e até a astronomia indígena são debatidos por especialistas em cultura nativa.

Participantes (gravado em 2004):

- Ruth Monserrat, professora de lingüística da Universidade Federal do Rio de Janeiro e assessora de lingüística do Ministério da Educação para a formação de professores índios

- Luiz Borges, lingüista, pesquisador do projeto sobre Astronomia Guarani do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast)

- Ricardo Ventura, professor do Museu Nacional e do Departamento de Antropologia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), conhecedor dos saberes medicinais.

Confira os canais que transmitem o "Tome Ciência":

- Rio TV, canal legislativo da Câmara Municipal do Rio de Janeiro (canal 12 da Net Rio), às 24h de sábado e 8h30 de domingo

- TV Alerj, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, às 19h de domingo, com reprises às 20h30 de quinta, por satélite (Satélite Brasilsat - B4 at 84o W), pela internet (www.tvalerj.tv) e pelos sistemas a cabo das seguintes cidades do estado: Angra dos Reis (14), Barra Mansa (96), Cabo Frio (96), Campos dos Goytacazes (15), Itaperuna (61), Macaé (15), Niterói (12), Nova Friburgo (97), Petrópolis (95), Resende (96), Rio de Janeiro (12), São Gonçalo (12), Teresópolis (39), Três Rios (96) e Volta Redonda (13)

- TV Ufam, da Universidade Federal do Amazonas (canal 7 e 27 da Net), às 23h de domingo, com reprises às 19h de segunda e quinta e às 15h de sexta-feira

- TV Câmara, da Câmara Municipal de Angra dos Reis (canal 14 da Net e internet), às 19h de quarta-feira, com reprises durante a programação

- TV Ales, da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (canal 12 da Net), às 9h e 22h de quinta-feira

- TV UFSC, da Universidade Federal de Santa Catarina (canal 15 da Net), às 21h de quinta-feira, com reprises durante a programação

Além disso, o programa pode ser visto a qualquer hora no site http://www.tomeciencia.com.br

O programa, apresentado pelo jornalista André Motta Lima, conta com o apoio de pauta das sociedades vinculadas à SBPC, além de um Conselho Editorial de cientistas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.