VOLTAR

Tocantins vai ganhar corredor ecológico

Diário Catarinense-Florianópolis-SC
21 de Out de 2002

Jalapão, região do Estado do Tocantins, ganhará o primeiro corredor ecológico, o "Jalapão/Chapada das Mangabeiras".

A região tem uma das maiores extensões quase intocáveis dos 20% que restam do bioma cerrado ainda conservados, e o corredor vai garantir o fluxo genético e a perenidade das espécies e da beleza da savana mais rica em biodiversidade do mundo e a mais ameaçada de extinção.

Com esta iniciativa, o Ibama pretende evitar que a região, também conhecida como "oásis do cerrado", se transforme em um imenso deserto devido à constante erosão, ao turismo e uso do solo desordenados que afetam os frágeis ecossistemas danificados pelo fogo. Fundo de mar há 300 milhões de anos, o Jalapão é muito procurado por suas gigantescas dunas, cavernas com desenhos rupestres, flora exuberante e rara, e extraordinária beleza cênica.

Para definir um plano de ações estratégicas visando ao desenvolvimento sustentável da região, com utilização correta dos recursos naturais do cerrado, o gerente do corredor ecológico, Miguel von Behr, da Coordenação Geral de Ecossistemas do Ibama, reúne-se até hoje com representantes de prefeituras e líderes dos três maiores municípios do Tocantins: Ponte Alta do Tocantins, São Félix do Jalapão e Mateiros. Ao final, serão apresentadas propostas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.