VOLTAR

Tocantins usará Sivam para monitorar atividades ilegais

Folha Popular-Palmas-TO
28 de Nov de 2001

O Estado do Tocantins inicia hoje à tarde a instalação dos equipamentos eletrônicos que vão permitir o controle de todas as ações de interesse econômico, ambiental e de segurança. A partir da entrada em operação do sistema, será possível monitorar comunicações clandestinas, rotas de narcotráfico, rotas de contrabando, extração irregular de recursos naturais, garimpos irregulares e pistas clandestinas.

Na área de saúde será possível identificar focos endêmicos e tendências e propagação de epidemias. Para o meio ambiente estão previstos mapeamento de bacias hidrográficas, classificação da flora, poluição dos rios e localização de queimadas. O monitoramento será possível através da instalação de 900 censores remotos e 300 GPS espalhados em toda Amazônia, inclusive no Tocantins. Todos ficarão ligados ao satélite.

Em operação conjunta com a Eletronorte, o Sivam vai implantar 14 UDR (Unidades Detectoras de Raios) que tem o objetivo de identificar as regiões que estão recebendo grandes volumes de descargas e chamar a atenção dos técnicos da empresa para se precaverem. Segundo o pessoal técnico do órgão, esta é uma forma concreta de evitar apagões e prevenir acidentes.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.