VOLTAR

Tocantins tem 3 casos de aids entre indígenas

Jornal do Tocantins-Palmas-TO
Autor: Val Rodrigues
25 de Out de 2005

O avanço da aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis (DST) é uma preocupação que já chega também às comunidades indígenas. No Tocantins, a versão preliminar de relatório do Sistema Nacional de Informações (Sinam), aponta três indígenas infectados pela aids no Estado, mas de acordo com o coordenador regional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no Estado, Carlos Patrocínio, os índios infectados não pertencem às etnias do Tocantins. Ele explica que estão no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Araguaia, sendo apenas tratados no Estado. Porém, o distrito compreende, além dos estados do Mato Grosso (MT) e Goiás (GO), também parte do Tocantins, na Região da Ilha do Bananal.

O relatório revela que, no País, são 123 casos de aids, 59 de sífilis congênita e nove crianças com transmissão vertical de DST, sendo que quanto à sífilis, os dados não revelam a origem das ocorrências. De acordo com a enfermeira responsável pela implantação do programa DST/Aids nos 34 distritos indígenas no País, Maria Dulcimar Ferreira Del Castilo, de Brasília (DF), existe resistência por parte de algumas etnias indígenas."Algumas etnias não aceitam o uso do preservativo, principalmente as pessoas idosas, em função de sua cultura e organização social diferentes", explica ela, adiantando que a Funasa busca o convencimento das comunidades por meio de mobilização comunitária e estratégias traçadas em conjunto com as próprias lideranças indígenas.

O indígena Edivaldo Salvador Sotero, de nome Kràre Apinajé, de Tocantinópolis, disse que sua comunidade está conscientizada e nenhum caso foi detectado. "Antes, a maioria recusava, mas com as palestras e conscientização, quase todos já pedem as camisinhas (preservativos)", disse.

Oficina

A Oficina de Monitoramento do Programa DST/Aids na Saúde Indígena está sendo realizada em Palmas desde ontem, no auditório do Ministério Público Estadual (MPE). Participam profissionais da saúde que atuam junto às comunidades indígenas no Estado. No último dia do evento, amanhã, será construído o Plano de Operacionalização de DST/Aids do DSEI Tocantins.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.