VOLTAR

Tocantins recebe a Feira Krahô de Sementes Tradicionais

Consea - http://www.planalto.gov.br/
21 de Set de 2010

O povo indígena Krahô realiza desde 1987 a Feira Krahô de Sementes Tradicionais. Este ano a feira será realizada de sábado (25) até a quinta-feira da próxima semana (30), na cidade de Itacajá (TO), que fica a 300 km da capital, Palmas.

O evento está sendo organizado pela Associação Kapey - União das Aldeias Krahô, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e governo do estado de Tocantins, através da empresa Ruraltins.

Além de propiciar o intercâmbio cultural, estas feiras têm permitido a troca de variedades agrícolas e o aprofundamento de discussões relacionadas à segurança alimentar em palestras, rodas de prosas e oficinas.

Durante estas feiras, os Krahôs, etnias e comunidades convidadas trocam sementes tradicionais, além de outros aspectos culturais, como artesanatos, danças e cantos, tornando assim um grande momento de intercâmbios culturais.

Neste ano, o evento vai contar com uma novidade - a Premiação Agrobiodivesidade Krahô, que vai doar um boi para cada aldeia Krahô que apresentar maior variedades de fava, milho, inhame, arroz e batata doce. Os avaliadores serão agricultores tradicionais Krahô e pesquisadores da Embrapa.

Serão premiadas também as etnias que apresentarem maior número de variedades agrícolas. O objetivo dessa premiação é estimular os povos indígenas a cultivarem suas espécies tradicionais, garantindo assim a conservação local da variabilidade genética dessas espécies.

De acordo com os organizadores, a realização desse evento estimula a conservação das variedades agrícolas tradicionais, pela valorização do orgulho da herança cultural relacionada aos recursos genéticos.

Além dos povos indígenas, participarão técnicos das empresas de assistência técnica e extensão rural (Emater) de 21 estados brasileiros, pesquisadores e indigenistas, além de representantes de organizações governamentais e não governamentais, acadêmicos e população do entorno da área indígena - todos numa grande celebração das sementes tradicionais.

Neste ano, as instituições organizadoras receberam apoio da Rede de Sementes do Cerrado, empresa Ruraltins, Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Meio Ambiente, Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Carteira de Projetos Indígenas da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rurale diversas secretarias estaduais de Tocantins.

Fonte: Com informações da organização do evento

http://www.planalto.gov.br/consea/exec/noticias.cfm?cod=29557

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.