VOLTAR

Tocantins realiza Oficina de Monitoramento em Vigilância Alimentar

Funasa - http://www.funasa.gov.br/
06 de Ago de 2009

A Coordenação Regional da Funasa no Tocantins promove hoje (6) e amanhã (7), em Palmas, uma Oficina de Monitoramento em Vigilância Alimentar. O evento é uma iniciativa das áreas técnicas de Vigilância Alimentar e Nutricional e Assistência Farmacêutica do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei/TO) e tem por objetivo atualizar os conhecimentos dos técnicos das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena a respeito dos programas nacionais de suplementação da vitamina A, Ferro, Ácido Fólico, bem como a prevenção e acompanhamento dos casos de beribéri em populações indígenas.

O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional Indígena (Sisvan) foi implantado na Funasa em 2006. Desde então, o Programa de Vigilância Alimentar e Nutricional monitora as condições nutricionais dessas populações, por intermédio dos Dseis em todo o Brasil.

No Tocantins, seis etnias são acompanhadas pelo programa, somando quase 10 mil indígenas, priorizando crianças de até cinco anos de idade, gestantes e idosos.

Segunda a responsável técnica pelo Programa de Vigilância Alimentar do Dsei/TO, Jussara Maysa, o Programa Nacional de Suplementação da Vitamina A já foi implantado no ano de 2006 e beneficiou crianças na faixa de 6 a 59 meses em todas as etnias de abrangência do Dsei/TO. Quanto ao Programa Nacional de Suplementação do Ferro, será implantado a partir desta oficina em todas as etnias.

Durante a abertura do evento, o coordenador regional substituto da Funasa, Pedro Paulo de Siqueira Coutinho, elogiou a iniciativa e destacou a importância do programa na melhoria da qualidade de vida dos indígenas.

Participam da oficina médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem responsáveis pelas farmácias dos Polos-base, representantes das Casas de Apoio à Saúde Indígena, responsáveis técnicos dos programas de saúde mental, assistência farmacêutica, saúde da mulher e da criança, DST/Aids, além da nutricionista do Dsei Leste de Roraima, Lídia Pantoja.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.