VOLTAR

Tocantins inaugura Casa de Saúde Indígena

Fuanasa
14 de Abr de 2008

A Coordenação Regional da Funasa no Tocantins (Core/TO) inaugurou, no dia 12 de abril, as novas instalações da Casa de Saúde Indígena (Casai) de Araguaína, localizada a cerca de 378 km de Palmas. Nas obras foram investidos R$ 324.261,98 pela Funasa. A nova Casai possui uma área construída de 442,12 metros quadrados e vai beneficiar 4.494 indígenas de três etnias: Apinajé, Krahô e Karajá, que agora terão melhores condições de atendimento e conforto ao índios encaminhados das aldeias e dos Pólos-base.

Durante a inauguração, o presidente da Funasa, Danilo Forte, destacou a importância da nova casa para a população indígena, que vai dar mais conforto e segurança para o indígena que precisa de atendimento. Além de Danilo Forte, estavam presentes na solenidade o vice-governador do estado do Tocantins, Paulo Sidney, o Coordenador Regional, João dos Reis, representantes indígenas e demais autoridades.

As duas Casais do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) do Tocantins - uma em Gurupi e a outra em Araguaína - beneficiarão quase nove mil indígenas das seis etnias do Estado. A Casa de Saúde Indígena dentro do Subsistema de Saúde Indígena tem o papel de receber e apoiar o indígena que vem referenciado da aldeia/Pólo-base e sua equipe agenda os serviços especializados de saúde requerida.

Também dão continuidade ao tratamento, após alta hospitalar, até que o índio tenha condições de voltar para a aldeia. Outra missão é dar suporte a exames e tratamentos especializados e viabilizar seu retorno à aldeia em articulação com o Dsei. Para isso a Casai mantém uma equipe de profissionais como enfermeiros, assistente social, psicólogo, técnicos de enfermagem, motoristas e veículos permanentes.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.