VOLTAR

Tocantins ganha uma base do projeto Sivam.

Jornal do Tocantins-Palmas-TO
Autor: Jorge Gouveia
28 de Nov de 2001

Equipamentos para vigilância da região serão instalados a partir de amanhã na sede da Seplan

O Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam) vai implantar uma base operacional no Tocantins a partir de amanhã. O Centro Estadual de Usuários (CEU), como é chamada a base, contará com equipamentos de última geração que estão previstos para chegar amanhã em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), juntamente com um técnico vindos de Manaus (AM). Este é o segundo equipamento a ser instalado entre os nove estados que compõe a Amazônia Legal.

Entre os recursos instalados no CEU, que beneficiarão o Estado, está a facilitação e apoio a atividades como planejamento, fiscalização do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), vigilância metereológica da região, mapeamento e análise de bacias hidrográficas, planejamento urbano, rural, de energia, saneamento e transportes, monitoramento de desflorestamentos, incêndios, queimadas, identificação e análise de tendências de focos epidêmicos e previsões de ações para defesa civil.

De acordo com o diretor de operações da Comissão para Coordenação do Projeto do Sistema de Vigilância da Amazônia (CCSivam), tenente-coronel-aviador Carlos Aquino, o CEU vai ser implantado junto aos governos estaduais para disponibilizar às secretarias de Estado acesso a informações, ferramentas e funções aplicativas do Sivam, através dos Centros Regionais de Vigilância (CRV) baseados em Belém (PA), Manaus (AM) e Porto Velho (RO).

Análise
"Nós fizemos uma análise nos estados e percebemos que o Tocantins é um dos mais avançados em usos tecnólogicos de análise. Por isso ele foi escolhido para ser o segundo a ter o equipamento implantado. O primeiro local é Manaus, em função desses equipamentos, vindos dos Estados Unidos chegarem por lá", explica. De acordo com diretor, os equipamentos são de alta tecnologia e em Palmas estarão chegando três estações de trabalho e um servidor de grande porte.

"Todo esse equipamento deverá estar interligado aos CRV, que disponibilizarão informações de acordo com os governos estaduais, inclusive na internet. Acreditamos que até dezembro o CEU de Manaus já estará instalado, a partir daí os esforços estarão em Palmas", informou o tenente-coronel.

O coordenador do CEU na Secretaria de Planejamento (Seplan) do Tocantins, Ricardo Dias, explicou que já existe no órgão tudo preparado para receber os equipamentos, tanto na parte arquitetônica quanto na parte de energia elétrica. "Nós acreditamos que até final de dezembro ou início de janeiro já estaremos com esses equipamentos funcionando. Estaremos também treinando dois técnicos para operá-los", explicou. De acordo com Dias, os equipamentos serão um grande banco de dados para o Estado.

Os CEU's serão instalados no Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Roraima, Pará, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão e todos estarão integrados ao Sivam. Citando apenas um exemplo da capacidade dos aparelhos, o diretor de operações do CCSivam explicou que através dos equipamentos pode se montar um mapa da capital só da malha viária, outro só de rios, outro para vegetação ou mesmo sobrepô-los em um só.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.