VOLTAR

Tijuca participa do evento Viva a Mata 2015

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
Autor: Julia Barroso
27 de Mai de 2015

Objetivo é sensibilizar sobre a importância da Mata Atlântica

Pela primeira vez no Rio de Janeiro, a 11ª edição do Encontro Nacional pela Mata Atlântica - Viva a Mata, evento realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica, não podia deixar de contar com o apoio e participação do Parque Nacional da Tijuca, unidade de conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O evento ocorreu de 09 a 17 de maio, no Jardim Botânico da cidade e teve a participação do ICMBio em diversos momentos.

Na noite da solenidade oficial do Viva a Mata o monumento do Cristo Redentor, que fica no alto do Morro do Corcovado e dentro do Parque Nacional, foi iluminado especialmente de verde em homenagem à Mata Atlântica.

O chefe do PNT, Ernesto Viveiros de Castro, foi um dos homenageados na categoria "Florestas". Em seu discurso, Ernesto agradeceu à equipe do Parque pela dedicação diária e dedicou a homenagem a todos os servidores do ICMBio, que muitas vezes trabalham em condições precárias por todo o Brasil, em prol da conservação da natureza.

Ernesto destacou também a importância das parcerias. "A biologia da conservação nos ensina que fragmentação traz perda de biodiversidade e extinção. Precisamos recuperar os corredores que nos unem à sociedade e conquistar mais aliados para a conservação. A SOS faz esse trabalho de conectar gestores, ONGs e a sociedade em geral, mobilizando apoios para nossas áreas protegidas", destacou ele.

Para marcar o encerramento do Viva a Mata, um mutirão de voluntários foi organizado para retirada de espécies exóticas e plantio de nativas na área do Horto, Setor Serra da Carioca do Parque Nacional da Tijuca.

Mais de 70 pessoas engajadas no resgate da biodiversidade do Parque participaram da mobilização, removendo 17 mil indivíduos de jaqueiras jovens, promovendo o anelamento das adultas e plantando diversas espécies nativas interessantes para pássaros e outros animais que habitam o Parque.

Promovido anualmente desde 2005, o Viva a Mata tem o objetivo de gerar a troca de experiências entre os que lutam pela conservação da Mata Atlântica e sensibilizar os cidadãos sobre a importância dessa floresta. A programação completa incluiu atividades culturais e de educação ambiental para o público geral, encontros técnicos com parceiros, seminários e oficinas.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/6826-t…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.