VOLTAR

Tião quer perdão para débito de índio

Correio da Paraíba (João Pessoa - PB)
12 de Mar de 2000

O deputado Tião Gomes (PMDB) defendeu ontem anistia das dívidas dos índi­os Potiguara do município de Baía da Traição com o Governo Federal. O deputa­do vai formalizar o pedido de anistia diretamente ao presidente da República, Fer­nando Henrique Cardoso. Tião disse que, desde 1988, quando o município de Baía da Traição foi desmembrado do seu perímetro indígena, alguns remanescentes foram considerados como "índios desaldeiados" e, a partir de então, passaram a ter impos­tos cobrados pelo Serviço de Patrimônio da União (SPU).
"Foi quando começaram os problemas para os indíge­nas que, até hoje, estão com seus débitos acumulados, e automaticamente incluídos na Dívida Ativa da União", disse Tião Gomes, apelando para que o Governo Federal promova a anistia da dívida e, também, a isenção desse tri­buto para o futuro. O deputado historiou a situação quando informou que, des­de o desmembramento, o SPU passou a efetuar o cadastramento de todos os ter­renos e casas existentes na cidade, onde incluíam os in­dígenas que habitavam a área desmembrada. "Os índi­os passaram a ser tributados e isso acarretou uma série de danos à sua humilde sobre­vivência, já que muitos deles ainda vivem da pesca e de pequenos negócios entre si".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.