VOLTAR

Thomaz Bastos diz que não deverá haver conflitos na reserva Raposa Serra do Sol

Radiobrás-Brasília-DF
Autor: Liésio Pereira
17 de Abr de 2005

Thomaz Bastos diz que não deverá haver conflitos na reserva Raposa Serra do Sol

O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, informou à Agência Brasil que a Operação Upatakon ("Nossa Terra" na língua Macuxi), da Polícia Federal, tem como objetivo proteger a população da região da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. Segundo o ministro, não deverá haver conflitos.

"O presidente homologou a (reserva) Raposa Serra do Sol, era uma grande esperança e uma grande aspiração do movimento indígena, não só o brasileiro, mas de todo o mundo. Mostra, assim, o êxito da nossa política indigenista, tem uma marca simbólica. Nós mandamos a Polícia Federal a fim de que não haja nenhum distúrbio, nada de provocação, e eu acredito que não vai haver", disse.

A Polícia Federal enviou a Roraima uma força-tarefa com 60 agentes da PF e 40 da Polícia Rodoviária, com o objetivo garantir a efetivação da homologação da reserva. Os agentes ocupam bases de trabalho nos municípios de Pacaraima, Bonfim e na Comunidade das Placas, dentro da reserva indígena. Segundo o ministro, a orientação é evitar conflitos na região. "É a diretriz de sempre: proteger as pessoas que não tem proteção, evitar violências, turbulências e abuso do poder econômico, é só isso", afirmou.

Neste sábado (16), o governador de Roraima, Ottomar Pinto, disse que pretende contestar o decreto presidencial que criou a reserva na Justiça Federal. Ele acrescentou que pretende discutir a questão com o ministro na próxima terça-feira (19), junto com parlamentares do estado. De acordo com o ministro, a reunião deverá ser um passo para que se atinja o entendimento.

"O governador é meu amigo, eu o conheço há muitos anos, e vou conversar com ele. A democracia é isso, a democracia não é consenso. Muitas vezes a democracia é contradição de pontos de vista. Nós divergimos sobre esse aspecto, mas acreditamos que com o pacote determinado pelo presidente da República, vamos chegar a uma posição em que governo do estado e governo federal trabalhem juntos", observou.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.