VOLTAR

Testagem da UFS em quilombolas de Cumbe revela que 33% apresentam anticorpos para Covid-19 e 3% estão recuperadosTestagem da UFS em quilombolas de Cumbe revela que 33% apresentam anticorpos para Covid-19 e 3% estão recuperados

G1 SE - https://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2020/08/07/testagem-da-ufs-em-quilombolas-de-cumbe-r
Autor: G1 SE
07 de ago de 2020

Segundo a universidade, foram testadas 66 pessoas.

Um projeto da da Universidade Federal de Sergipe (UFS) testou 60 pessoas no Povoado Forte, município de Cumbe (SE), onde teve início os trabalhos para acompanhar a evolução do novo coronavírus na população quilombola.

De acordo com o coordenador do grupo, professor Lysandro Borges, do total, 38 (63%) não apresentaram anticorpos para a Covid-19, 14 (23%) apresentaram IGM que indica a presença do anticorpo de fase aguda, 2 estão recuperadas (3%) e 6 apresentaram IgM e IgG (10%).

"A presença do IgM representa o anticorpo de fase aguda da doença e não necessariamente a presença do vírus. O IgG presente indica a recuperação contra a Covid-19. E a presença dos dois, IgM e IgG , indica que a pessoa ainda está com o anticorpo de fase aguda, mas em plena recuperação. Esses dados mostram que os dados do Boletim Epidemiológico na Região de Cumbe são bem superiores aos que já foram analisados", disse Borges.

Nos próximos dias, o trabalho acontecerá em Amparo do São Francisco, Telha, Aquidabã, Cedro de São João, Canhoba, Japoatã, Indiaroba, Poço Redondo, Brejo Grande e Santa Luzia do Itanhy. A testagem ajudará estado e municípios na tomada de decisões e aplicações de medidas sanitárias no combate do novo coronavírus.

https://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2020/08/07/testagem-da-ufs-em-q…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.