VOLTAR

Terras Indígenas tiveram menos de 1 por cento de sua área de vegetação nativa desmatada em 38 anos

g1 - https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2023/08/31
31 de Ago de 2023

Terras Indígenas tiveram menos de 1% de sua área de vegetação nativa desmatada em 38 anos
Levantamento do Mapbiomas aponta que territórios estão entre as áreas mais conservadas do país, com cerca de um milhão de hectares (Mha) perdidos de 1985 a 2022.

Por g1
31/08/2023

Segundo a pesquisa, nesse período, as TIs perderam menos de 1% de sua área de vegetação, enquanto nas áreas privadas essa taxa foi de 17%.

Entre outros pontos, o estudo mostra que:

As terras indígenas (TIs) ocupam 13% do território brasileiro, e contêm 112 Mha (19%) da vegetação nativa do país.
Dentre as categorias fundiárias, as TIs estão entre as áreas mais conservadas, com cerca de 1 Mha desmatados.
No período de 1985 a 2022 no Brasil, as Terras Indígenas mantiveram mais de 99% de sua área de vegetação nativa intacta, contrastando com as áreas privadas onde a perda atingiu 17%.

Para Tasso Azevedo, esses números mostram o papel fundamental das terras indígenas, na proteção dos recursos naturais e na prestação de serviços ecossistêmicos, especialmente quando consideramos que essas áreas frequentemente enfrentam pressões crescentes de garimpeiros e madeireiros.

Mostra claramente que as terras indígenas são um bastião da proteção dos recursos naturais para todos nós e com todas as consequências que a gente tem, com serviços que são prestados por essas florestas.

Embora as TIs sejam as terras públicas menos desmatadas historicamente, entre 2019 e 2021, justamente nos primeiros três anos do governo Bolsonaro, as ameaças se consolidaram de maneira expressiva nesses territórios, de acordo com um levantamento publicado no começo do ano.

Nesse período, seis das dez terras com maior aumento no desmatamento no bioma eram de povos isolados: as terras indígenas Ituna/Itatá, Kayapó e Munduruku, no Pará, Yanomami, em Roraima e Amazonas, Piripkura e Parque do Xingu, em Mato Grosso.

Mais de duas 'Alemanhas'

Já o estudo do MapBiomas, divulgado nesta quinta, revelou ainda que o Brasil viu desaparecerem 96 milhões de hectares de sua vegetação nativa no período que abrange de 1985 até o ano passado.

O bioma mais drasticamente afetado foi a Amazônia, que testemunhou uma diminuição de 13% em sua cobertura vegetal ao longo desse período. Isso traduz-se em uma perda de 52 milhões de hectares, uma área quase do tamanho da França.

Em 38 anos, vegetação nativa do Brasil perdeu área equivalente a 2,5 vezes a Alemanha, segundo o MapBiomas
globoplay.globo.com/v/11909788/

https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2023/08/31/terras-indigenas-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.