VOLTAR

Terras de Mangueirinha e Palmas comemorarão Dia do Índio

RBJ- http://www.rbj.com.br
04 de Abr de 2016

O Dia do Índio, em 19 de abril, será comemorado nas Terras Indígenas de Mangueirinha e Palmas, com a realização das respectivas Semanas Culturais, com diversas atividades da representação da cultura da sociedade Kaingang.

Em Palmas, sul do Paraná, a programação estará concentrada na Escola Estadual Segso Tanh Sa. Conforme a diretora, profª. Alessandra Castilho, na Sesta Mostra Cultural Indígena, de 18 a 20 de Abril estarão sendo apresentadas danças, cantos, músicas, exposição de comidas típicas, ervas medicinais, fotos, artesanatos. Além disso, também serão disputados os jogos indígenas, agregando uma série de modalidades.

Na Terra Indígena de Mangueirinha, igualmente, a programação será realizada, entre 18 e 20 de abril, na Escola Kokoj Ty Han Já. Com o nome indígena de Kanhgás Jukre Si Vin, a semana prevê a apresentação de Danças, Contos, Comidas Típicas, Artesanatos, Ervas Medicinais, Jogos , Pinturas, História e Língua Kaingang.

Localizada na fronteira do Paraná e Santa Catarina, nos territórios municípios de Abelardo Luz e Palmas, na Terra Indígena residem aproximadamente 700 Kaingans nas aldeias Posto Indígena Palmas, Fioravante Esperança e Toldo das Lontras. Sobre a terra há ainda algumas famílias da etnia Guarani.

Na Terra Indígena de Mangueirinha e que abrange os município de Coronel Vivida e Chopinzinho vivem mais de mil e seiscentos índios, sendo a maioria Kaigangs e um grupo de Guaranis. As diferentes etnias estão localizadas em várias aldeias: Sede, Paiol Queimado, Fazenda, Palmeirinha, Água Santa e Mato Branco,

http://www.rbj.com.br/destaque/terras-de-mangueirinha-e-palmas-comemora…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.