VOLTAR

Terra Roxa e Guaíra buscam solução para questão indígena

Ilustrado www.ilustrado.com.br/jornal/
27 de Dez de 2017

Uma comitiva formada por lideranças de Terra Roxa e Guaíra reuniu-se, no último sábado (23), com o deputado federal Osmar Serraglio. O objetivo do encontro foi discutir alternativas para solução da demarcação de terras indígenas, que vem se acentuando nos dois municípios paranaenses.
De acordo com os membros da comitiva, o número de indígenas vindos de diversos Estados brasileiros e também de países vizinhos, como o Paraguai, tem se acentuado nos municípios trazendo preocupações aos proprietários rurais. Os agricultores se veem sem o mínimo de apoio das instituições e autoridades constituídas. Eles alegam que com a situação de invasão, as propriedades perderam o valor de mercado. "Não se consegue vender ou mesmo contrair financiamento para as propriedades invadidas ou em risco de invasão", alegam.
Outra preocupação dos proprietários rurais e lideranças da região é o Laudo Antropológico apresentado pela Fundação Nacional do Índio - FUNAI. Segundo eles, constam muitas irregularidades que deverão ser contestadas. "O que nós queremos é que sejam cumpridas as Leis e garantido o direito de propriedade", disseram.

Outro questionamento da comitiva é o Marco Temporal estabelecido pela Constituição Federal de 1988, que seriam demarcadas terras onde no dia 05 de outubro daquele ano, existia índio. "Muito antes dessa data não existiam índios nessas localidades", afirmam.
Segundo Osmar Serraglio, todos querem o bem-estar dos indígenas. "É triste ver até nas ruas de Umuarama crianças indígenas desprotegidas pela Funai. A Funai mais serve para provocar conflitos fundiários do que oferecer serviços de saúde, educação, enfim, dignidade", disse.
Participaram da reunião com o deputado, o prefeito de Terra Roxa Altair de Pádua, Luciane Possan Weber, da ONG DIP de Guaíra, Marcela Vales da Assessoria Jurídica da Prefeitura de Terra Roxa, Roberto Weber, da ONG DIP, de Guaíra, Jean Carlos Neri, da OAB de Guaíra, Wagner José Rodrigues, do Sindicato Rural de Terra Roxa e o diretor do Grupo Ilustrado de Comunicação, jornalista Ilídio Coelho Sobrinho.

http://www.ilustrado.com.br/jornal/ExibeNoticia.aspx?Not=%20Terra%20Rox…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.