VOLTAR

Terra indígena no Pará vai receber apoio da Força Nacional

O Liberal - https://www.oliberal.com/para
30 de Jun de 2022

Terra indígena no Pará vai receber apoio da Força Nacional
Área fica localizada nos municípios de Capitão Poço, Nova Esperança da Piriá e Paragominas

Camila Guimarães
30.06.22

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) autorizou, nesta quinta-feira (30), o emprego de agentes da Força Nacional de Segurança Pública na Terra Indígena (TI) Alto Rio Guamá. Os agentes atuarão por 90 dias na área em apoio à Fundação Nacional do Índio (Funai). A portaria foi publicada no Diário Oficial da União.

Os militares atuarão nas atividades de preservação da ordem pública e segurança das pessoas e do patrimônio público. Eles cumprirão o planejamento definido pela diretoria da Força Nacional e terão apoio logístico da Funai.

A Terra Indígena Alto Rio Guamá está localizada na região dos municípios de Capitão Poço, Nova Esperança do Piriá e Paragominas, no estado do Pará. Ela é parte do território ancestral do povo indígena da etnia Tenetehara, que vivia em grandes áreas de terras entre os estados do Pará e Maranhão.

Segundo o Instituto Socioambiental (ISA, s/d), habitam nesta TI aproximadamente 1.727 indígenas da família linguística Tupi-Guarani, pertencentes aos povos Guajá, Ka'apor e Tembé. Os principais conflitos existentes na região seriam os de especulação imobiliária, madeireira, mineração, garimpo e siderurgia.

https://www.oliberal.com/para/terra-indigena-no-para-vai-receber-apoio-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.