VOLTAR

Terra indígena em Minas terá água monitorada por Unidade Móvel

Home Page da Funasa - http://www.funasa.gov.br
19 de Mai de 2009

Com o objetivo de monitorar o controle da qualidade da água dos sistemas de abastecimento das Terras Indígenas Xakriabá, no município de São João das Missões (MG), a Coordenação Regional da Funasa em Minas Gerais (Core/MG), por meio, da Unidade Regional de Controle da Qualidade da Água (URCQA) e do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) em Minas e Espírito Santo, realiza uma série de monitoramentos no controle da qualidade da água no mês de maio.

Os trabalhos serão executados de acordo com a Portaria no 518/04 MS, que estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para o consumo humano e seu padrão de portabilidade.

A chefe da URCQA Nilce Bazzoli, explica que as amostras serão coletadas de acordo com a representatividade dos pontos no sistema de distribuição, ou seja, nos reservatórios e redes, e em campo por meio da unidade móvel de água. Outros parâmetros como: cor aparente, turbidez e coliformes totais serão analisados de acordo com a tabela no 9 da Portaria, no laboratório do Pólo- Base Brejo Mata Fome, dentro da aldeia.Atualmente na Terra Indígena Xakriabá estão sendo clorados oito sistemas (Poço Tubular Profundo), atendendo 25 aldeias. Os trabalhos serão realizados até o dia 30 e os resultados serão interpretados, assim tomando as providências cabíveis corretivas em relação ao controle operacional do tratamento.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.