VOLTAR

Terra Indígena com isolados tem maior área desmatada da Amazônia em MT, aponta Imazon

g1 - https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2023/04/20
20 de Abr de 2023

Terra Indígena com isolados tem maior área desmatada da Amazônia em MT, aponta Imazon
Os dados são do Imazon sobre o primeiro trimestre deste ano. A pesquisa ainda apontou aumento de 51% na derrubada da floresta no estado.

Por g1 MT
20/04/2023

A Terra Indígena Piripkura, localizada em Colniza e Rondolândia, no norte do estado, apresentou a maior área desmatada da Amazônia Legal, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (20) pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). O estudo apontou que o território perdeu, em março deste ano, uma área de floresta equivalente a 100 campos de futebol.

A TI é habitada por Tamandua e Baita, que são dois indígenas em isolamento voluntário que sobreviveram a sucessivos massacres nas últimas décadas. Eles são supostamente os dois últimos membros do povo Piripkura.

Por isso, o Ministério dos Povos Indígenas publicou uma portaria em que restringiu o acesso à Terra Indígena Piripkura, que estava vencida há um ano, para evitar que a área isolada seja invadida novamente por garimpeiros.

A pesquisa ressaltou que a devastação avança pela metade norte do estado. No mesmo período analisado, os municípios campeões de desmatamento são União do Sul (9 km²), Feliz Natal (9 km²) e Aripuanã (8 km²).

Apesar do estado ter caído para a terceira colocação no ranking do desmatamento da Amazônia Legal, em março deste ano, o Imazon ainda afirmou que a derrubada da floresta cresceu 51% em território mato-grossense.

A devastação passou de 57 km², em março do ano passado, para 86 km² no mesmo mês observado, o que representa 25% de todo o desmate na Amazônia.

No geral, a degradação da floresta amazônica triplicou em março entre todos os estados que compõem a Amazônia Legal. Isso significa que o primeiro trimestre deste ano fechou com a segunda maior área desmatada em pelo menos 16 anos, segundo o Imazon.

Ao todo, foram derrubados 867 km² nos três primeiros meses deste ano, o que equivale a perda de quase mil campos de futebol por dia de mata nativa. Essa destruição só não foi maior do que a registrada em 2021, quando foram postos abaixo 1.185 km² de floresta de janeiro a março.

A Amazônia Legal corresponde a 59% do território brasileiro, e engloba a área total de 8 estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e parte do Maranhão.

https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2023/04/20/terra-indigena-c…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.