VOLTAR

Termina hoje prazo para inscrições em curso de pesca sustentável no Amazonas

Agência Brasil
Autor: Amanda Mota
15 de Fev de 2008

Manaus - Termina hoje (15) o prazo para as inscrições no Curso de Manejo Sustentavel de Recursos Pesqueiros com Base Comunitária, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentavel Mamirauá. As aulas serão realizadas durante 26 dias, a partir de 3 de março, em Tefé e nas Reservas de Mamirauá e Amanã, no Amazonas.

De acordo com os organizadores, o objetivo do curso é formar multiplicadores para promover a prática da pesca controlada, respeitando o meio ambiente e os períodos de crescimento e reprodução das espécies. A programação inclui aulas teóricas e práticas, seminários e visitas de campo.

Serão conhecidos também todos os aspectos de manejo de base comunitária, desde o planejamento da atividade até a comercialização do produto e os detalhes sobre as regras exigidas pelo Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para retirada dos peixes do seu habitat natural.

O diretor tecnico-científico do instituto, Helder Queiroz, diz que o curso é inédito e parte da experiência da organização, que há dez anos realiza o Programa de Manejo de Pesca que visa conservar os recursos pesqueiros na Reserva de Mamirauá. Ele avalia que o país ainda necessita de modelos pesca com maior grau de aperfeiçoamento e de capacitação.

"O que a gente observa é que na maioria dos manejos de base comunitária existe uma tendência a não se dar a importância devida a uma série de critérios importantes para o meio ambiente de modo geral. Cremos que isso não acontece por maldade, mas porque não há a formação de mão-de-obra melhor preparada para conduzir esses processos", afirma Queiroz.

"Queremos mostrar que o manejo de recursos pesqueiros com base comunitaria é um eficiente instrumento para melhorar a atividade do trabalho do ribeirinho e ajudar na conservaçào da biodiversidade e na preservação da Amazônia."

No total, o curso de Manejo Sustentável em Recursos Pesqueiros oferece 20 vagas, sendo dez para representantes de projetos de manejo comunitario do Peru, Venezuela, Bolívia e Equador - países que compõem a Pan-Amazônia. E o restante a ser dividido entre as bolsas oferecidas e para quem atua ou se interessa pelo manejo da pesca na regiao amazônica.

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) é uma Organização Social (OS), supervisionada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) que tem a missão de promover a conservação da biodiversidade mediante o manejo participativo e sustentável de recursos naturais. Está localizado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá - unidade de conservação cuja gestão é compartilhada entre o IDSM e o governo do Amazonas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.