VOLTAR

Terenas cobram pressa e ameaçam bloquear rodovia

Midianews-Cuiabá-MT
Autor: Lygia Lima
14 de Jan de 2002

Os índios Terenas, que ocuparam hoje a sede da Prefeitura de Rondonópolis, região Sul do Estado, cobraram das autoridades pressa na definição da área em que serão assentados. Depois do último bloqueio realizado no ano passado, os índios escolheram a Fazenda Tarumã como área para serem assentados. Porém, a burocracia pública está dificultando o avanço das negociações com os proprietários da área.

Ao todo, 62 índios estão na sede da Prefeitura de Rondonópolis. Eles sugeriram ao prefeito Percival Muniz e aos representantes do Incra e da Fundação Nacional do Índio (Funai) que constitua a Comissão Especial para avaliar a área por técnicos de Mato Grosso. O grupo constituído inicialmente ainda não iniciou seus trabalhos.

Caso não obtenham uma definição sobre a questão da terra, os índios emitiram sinais de que poderão novamente bloquear a rodovia.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.