VOLTAR

Terenas "abrem prazo" para solução de assentamento do grupo

Midianews-Cuiabá-MT
Autor: Justina Fiori
15 de Jan de 2002

Os índios Terena resolveram conceder um prazo de 15 dias para a apresentação do laudo de vistoria do Incra referente à fazenda Tarumã, escolhida para abrigar a tribo na região Sul do Estado. A decisão foi tomada, agora pela manhã, durante reunião entre os caciques e o prefeito de Rondonópolis, Percival Muniz. Nesse prazo, os índios também esperam que fiquem prontos os laudos a serem elaborados por um antropólogo, um agrônomo e um ambientalista, uma exigência da Funai.

Os Terena garantem que, até o final da próxima semana, não há possibilidade de interditarem uma rodovia federal, ameaça que vem sendo feita diante da demora do Incra e da Funai em definir uma área para a tribo. Mas eles garantem que usarão os próximos 15 dias para entrar em contato com várias nações indígenas, que estarão prontas para iniciar uma "guerra" caso os dois órgãos não resolvam a questão da terra.

Se concluídos os laudos, os índios irão reivindicar uma audiência com o presidente da Funai, Glênio Alvarez, de onde esperam sair com a autorização para ocupar a fazenda Tarumã.

Os Terena são provenientes de Mato Grosso do Sul e estão em Rondonópolis há 18 anos, peregrinando de uma fazenda a outra em busca de uma área definitiva. Em três anos, eles bloquearam as BRs 364 e 163 por diversas vezes para chamar a atenção das autoridades para a situação deles.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.