VOLTAR

Terena vê corrupção na Funai

Correio Braziliense (Brasília-DF)
Autor: Avelino do Vale
22 de mai de 1980

A notícia traz diversas denúncias contra a Fundação Nacional do Índio (Funai) realizadas por índios que estão hospedados na Casa do Ceará, alojamento mantido em Brasília pela Funai para seus tutelados. A razão de estar em Brasília varia de pessoa, mas a maioria ou está em procura de atendimento médico, ou está cursando alguma faculdade, como é o caso de Marcos Terena, um dos idealizadores da União das Nações Indígenas e que denunciou a situação precária da hospedaria, que, segundo ele, é causada por corrupção interna à Funai.
Na Casa do Ceará estão abrigadas várias pessoas de diversas etnias e que necessitam de cuidados médicos especiais. Contudo, ela não dispõe de um veículo próprio para emergência nem de profissionais da saúde especializados. Além dos doentes, que esperam semanas e até meses pelo atendimento médico, dormirem no mesmos quartos que as pessoas sadias, os quartos são superlotados o que a aumenta a disseminação de doenças.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.