VOLTAR

Temperatura sobe mais no semiárido nordestino

OESP, Vida, p. A25
27 de Jun de 2010

Temperatura sobe mais no semiárido nordestino

Afra Balazina e Andrea Vialli, com Reuters

Dados mostram que as temperaturas no sertão nordestino estão ficando mais altas com o passar do tempo e as chuvas têm ocorrido com menor intensidade.
Segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) Paulo Nobre, enquanto em alguns lugares do semiárido no Nordeste a temperatura máxima diária aumentou até 3oC nos últimos 40 anos, a média do aumento da temperatura no mundo no mesmo período foi de 0,4oC. O assunto será abordado em conferência na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em julho. A temperatura máxima diária em Vitória de Santo Antão (PE), por exemplo, saltou de 31,5 C para 35oC. Com o aquecimento, a água disponível no solo evapora mais rapidamente e dá origem a nuvens maiores e mais carregadas de vapores de água - isso resulta em chuvas mais intensas, seguidas de longos períodos de seca.

OESP, 27/06/2010, Vida, p. A25

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100627/not_imp572706,0.php

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.