VOLTAR

Temperatura da Antártica ultrapassa os 20 graus Celsius

O Globo, Sociedade, p. 35
14 de Fev de 2020

Temperatura da Antártica ultrapassa os 20 graus Celsius

Degelo da região provoca avanço do nível do mar, causando uma série de pressões sobre a Humanidade

RIO - Conhecido como "continente gelado", a Antártica registrou no domingo, pela primeira vez, uma temperatura acima de 20 grau Celsius. Cientistas brasileiros do Projeto Terrantar detectaram o avanço dos termômetros na Ilha Marambio, na ponta noroeste da península.

Essa parte da Antártica, onde o termômetro bateu 20,75oC, é uma "região sentinela" - ganhou este nome porque as variações climáticas são tão intensas que precisam ser monitoradas constantemente. A longo prazo, as transformações que sofrem podem repercutir em toda a península. A Estação Comandante Ferraz, base brasileira no continente, está na mesma localidade.

- Há vários fatores ligados à alta variabilidade climática, como as correntes marinhas - explica Carlos Schaefer, coordenador do grupo Terrantar da Universidade Federal de Viçosa, que mantém 23 estações de monitoramento na península e em arquipélagos da Antártica. - A região é a origem das frentes frias que atingem o Brasil no outono e no inverno.

Aumento do nível do mar
O efeito mais direto do degelo é a elevação do nível do mar, que pode chegar a 1 metro até 2100, em todo o planeta. A Antártica contribuirá com menos de 10% do total, mas, quando o gelo do Ártico desaparecer, o continente gelado será o maior responsável pelo aumento contínuo dos oceanos.

Jefferson Cardia Simões, vice-presidente do Comitê Científico Internacional sobre Pesquisas Antárticas, avalia que a perda de gelo antártico é dominada pelo aumento da velocidade, recuo e rápido afinamento das principais geleiras da porção ocidental do continente.

- A Antártica está vivendo uma onda de calor, com um aumento da temperatura na superfície das águas do oceano austral - alerta. - É uma condição propícia para o deslocamento de geleiras.

O degelo antártico, ao provocar o avanço do nível do mar, exerce uma série de pressões sobre a Humanidade, como a ameaça à segurança alimentar e o aumento dos refugiados climáticos.

O registro realizado pelo projeto brasileiro, se for confirmado pela Organização Meteorológica Mundial, bate o atual recorde de temperatura máxima da Antártica, divulgado no último dia 6. Na data, a base Esperanza, localizada no extremo norte da península, registrou 18,3oC.

O aumento da temperatura não ficou restrito à Antártica. A Administração Oceânica e Atmosférica dos EUA (Noaa) anunciou ontem que 2020 teve o mês de janeiro mais quente desde o começo das medições, há 141 anos. No início do mês, o serviço europeu Copernicus chegou a mesma conclusão.

Além das temperaturas inéditas, a Noaa também destacou que a extensão da cobertura de gelo no Ártico ficou 5,3% abaixo da média registrada entre 1981 e 2010.

O Globo, Sociedade, p. 35

https://oglobo.globo.com/sociedade/temperatura-da-antartica-ultrapassa-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.