VOLTAR

Telecurso ensinará manejo das florestas

O Globo, Especial, p. 7
15 de Jun de 2012

Telecurso ensinará manejo das florestas
Fundação Roberto Marinho lança programa sobre uso sustentável no Norte do país

Ciente da importância de propagar as técnicas sustentáveis de manejo florestal no país, a Fundação Roberto Marinho apresentou ontem no Forte de Copacabana um telecurso que será veiculado em 85 municípios de Acre, Amazonas e Pará a partir de agosto, e atingirá 180 mil alunos. O intuito do Florestabilidade, como foi batizado, é popularizar o uso racional das florestas. Para isso, dispõe de material pedagógico com 15 vídeos de 15 minutos cada, um livro para professores, jogos e um website interativo.
- Fala-se muito de desenvolvimento sustentável hoje, mal pouca gente sabe o que é isso na prática - destacou José Roberto Marinho, presidente da fundação. - Então fizemos várias visitas à região, em especial ao sul do Pará, e criamos esse projeto, que une o saber do homem da floresta, e o know how dos pesquisadores das ONGs e dos poderes locais, por meio de uma pedagogia de telecurso.
Ele classificou o Programa Municípios Verdes, implantado em 91 cidades paraenses, como uma quebra de paradigma.
- Esse programa prova que atores locais podem fazer algo pé no chão, que funciona, não vem dos gabinetes. E isso precisa ser divulgado Brasil afora.
O conteúdo do Florestabilidade foi desenvolvido pelo Instituto Floresta Tropical, o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia, pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola e pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil. A produção dos vídeos ficou por conta da produtora Conspiração. (Cristina Tardáguila)

O Globo, 15/06/2012, Especial, p. 7

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.