VOLTAR

Tecnologia social diminui mortalidade infantil entre índios Xavante

Portal Fator Brasil
Autor: Márcia Gouthier/ASN
26 de Fev de 2007

Brasília - O ator Marcos Palmeira, o cacique Izaias Trowe Tseretwe, da aldeia Xavante, e o agrônomo senegalês Aly Ndiaye divulgam nesta segunda-feira (26) às 15h30, os principais resultados do projeto Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais), que está sendo implantado em aldeias de índios Xavante na região de Nova Xavantina, em Mato Grosso. Durante a exposição, que será realizada no auditório do Sebrae Nacional, em Brasília, serão apresentados ainda avanços do projeto em outros 12 estados em áreas de assentamento e quilombos.

Os resultados mais expressivos encontram-se nas aldeias Onça Preta, São Pedro, Parina'ia, localizadas no município de Campinápolis (MT), onde o programa foi desenvolvido de forma piloto, desde 2005. De acordo com os dados, em apenas dois anos o projeto foi responsável por uma série de melhorias na qualidade de vida dos índios nessas três aldeias, como a diminuição da mortalidade infantil, aumento do consumo de alimentos saudáveis e diminuição do casos de doenças como diarréia e gripe.

O Projeto Pais, realizado pelo Sebrae Nacional em parceria com a Fundação Banco do Brasil e o Ministério da Integração Nacional, além do apoio da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), tem por objetivo a melhoria da qualidade de vida, a segurança alimentar das famílias e a geração de renda, por meio da produção e comercialização de produtos agroecológicos.

O projeto envolve uma nova técnica de cultivo. Os beneficiados recebem kits que contam com: sistema de irrigação, variedades de sementes de hortaliças e verduras, calcário, tela, pregos, galinhas e bicos gotejadores. Para serem atendidas pelo projeto, as famílias têm de estar nos programas de assentamentos de reforma agrária e comunidades rurais ou quilombolas, apresentar baixa renda e morar em área com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Entusiasta da experiência - O ator Marcos Palmeira é um dos militantes de lutas em defesa da produção orgânica. Dono da fazenda Vale das Palmeiras, no Rio de Janeiro, Palmeira não só aplicou experiência em sua propriedade, como também levou, com a ajuda do Sebrae, uma experiência semelhante para as três aldeias dos índios Xavante em Mato Grosso. A proximidade de Palmeira com os índios nasceu em 1979, quando ele filmava Terra dos Índios.

O evento acontece dia 26 de fevereiro, às 15h30, no Auditório do Sebrae Nacional - SEPN QD. 515 Bloco C Loja 32, 4o andar, Brasília (DF)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.