VOLTAR

Técnicos planejam eliminação da oncocercose nos Yanomami

Folha de Boa Vista - www.folhabv.com.br
09 de Set de 2008

Técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde e do Programa de Eliminação da Oncocercose para as Américas (Oepa) se reúnem hoje e amanhã, no auditório da Coordenação Regional de Roraima (Core/RR), para discutir, avaliar e planejar o Programa Nacional de Eliminação da Oncocercose na população indígena Yanomami.

No encontro, que inicia às 8h30, serão avaliados: o desempenho do programa no período do segundo semestre de 2007 e no primeiro semestre deste ano, seu contexto, as dificuldades e as soluções encaminhadas; a evolução dos diversos componentes do programa; além de programar as linhas de atuações futuras e fortalecer a integração inter-institucional e a sustentabilidade do programa.

Dentro dos objetivos específicos, o encontro visa analisar a qualidade da cobertura de tratamento com o medicamento Mectizan em cada pólo-base, subpólo e malocas, através da necessidade de realização de censos para detectar a porcentagem da população sob risco.

Serão analisados dados epidemiológicos do programa e de promover a maior interação do setor de Educação em Saúde, Dsey Yanomami e a Coordenação Regional, para se conseguir os melhores resultados.

Confirmaram presença o diretor do Departamento de Saúde Indígena (Desai), Wanderley Guenka; Marcelo Lopes, coordenador regional da Funasa; João Batista Vieira, da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS); e Maurício Sauerbrey, diretor da Oepa.

No período da tarde, iniciando às 14h30, haverá exposição das organizações, conveniadas ou não da Funasa na prestação de saúde indígena Yanomami: Meva (Movimento Evangélico), Diocese, Secoya (Serviço de Cooperação aos Povos Yanomami) e Funsaúde, além da apresentação do trabalho de consultoria da Educação em Saúde, feito pela representante da Oepa, Alba Lucia Morales.

No segundo dia serão debatidos temas referentes à política atual de atenção à saúde indígena, a situação dos convênios em 2007 e 2008, papel e atuação da Core/RR na atenção à saúde indígena e os aspectos do Distrito Yanomami relacionados com o programa de eliminação da oncocercose.

Ainda pela manhã serão debatidas a implementação da entomologia, com o objetivo de acertar os detalhes finais para sua operacionalização e as considerações sobre a situação da oncocercose em outros países, pelo debatedor Alfredo Dominguez (Oepa), além da atuação e colaboração do Inpa e atuação e colaboração da Fiocruz.

A tarde será dedicada às conclusões gerais e encerramento. E a partir das 16h30, será realizada uma sessão especial para avaliar a possibilidade de integração binacional Brasil/Venezuela para a potencialização das ações de controle da oncocercose e de saúde indígena geral.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.