VOLTAR

Técnicos municipais cadastram crianças do coral indígena

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=68449
19 de Ago de 2009

Inicia amanhã, quarta-feira (19), o cadastramento de 70 crianças do coral indígena Cantos da Terra na comunidade Vista Alegre, pela Prefeitura de Boa Vista. Simultaneamente ao cadastramento, será realizado um ensaio com os coralistas.

O cadastro será feito pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (SMDS) na própria comunidade, a partir das 8h30. O pai ou responsável ou responsável deverá apresentar sua carteira de identidade e o nome completo do aluno.

Os coralistas têm aulas com cinco músicos, sendo dois violonistas, um regente, um pianista e um flautista. Além deles, a comunidade vai contar com o auxílio de dois assistentes administrativos para a realização do cadastro.

Nas aulas, as crianças e adolescentes aprendem técnicas de canto coral, de respiração e afinação, além de disciplina e a trabalhar em grupo. As crianças aprendem a cantar em Português e em Macuxi, língua materna da comunidade.

As atividades do Cantos da Terra começaram este ano. Segundo o coordenador do projeto, Cláudio Moura, o trabalho tem tido bons resultados. "O coral está proporcionando ótimos resultados na comunidade, contribuindo para o alargamento do convívio social deles. Além disso, as crianças já possuíam musicalidade, o que colabora bastante com o nosso trabalho, desenvolvendo esse dom", diz o músico.

Quatro comunidades participam do Cantos da Terra: Campo Alegre, Vista Alegre, Serra da Moça e Serra do Truaru. O programa iniciará em breve também avaliações e ensaios em mais duas comunidades: Lago Grande e do Milho.

Atualmente, são atendidas 147 crianças e adolescentes, de 10 a 18 anos. Para auxiliar na preparação vocal dos coralistas, a Prefeitura também implantou as aulas da língua materna Macuxi. As atividades enfocam a conversação, já que a parte gramatical é ensinada na grade escolar.

CD - As crianças do coral indígena Cantos da Terra, da comunidade Campo Alegre e Vista Alegre gravaram este ano um CD experimental, composto por cinco músicas, sendo três em Português e duas em Macuxi.

As músicas gravadas foram: Canto das Pedras, Ser Índio Só, Macunaimando, Morîte Upikkatîsaiya e Xiuxiutaon. A intenção é utilizar o CD como instrumento para elaborar estudos sobre as vozes e para auto-avaliação dos coralistas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.