VOLTAR

Técnicos da Sesai discutem composição das equipes multidisciplinares de saúde indígena

Sesai - http://portal.saude.gov.br/
18 de Abr de 2011

Chefes dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) e técnicos da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) reuniram-se na tarde de hoje (18), em Brasília, com a diretora do Departamento de Atenção à Saúde Indígena (Dasi), Irânia Marques, para discutir o redimensionamento da força de trabalho no Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (Sasi-SUS). A reunião faz parte da programação do Abril Saúde Indígena, promovido pelo Ministério da Saúde em celebração ao Dia do Índio, comemorado amanhã (19).

Durante o encontro, a diretora do Dasi e sua equipe apresentaram aos chefes de DSEIs os parâmetros básicos para determinar a composição das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI). De acordo com o levantamento feito pelos técnicos do Dasi, a definição do número de profissionais e suas especialidades nas (EMSI) devem seguir critérios como tamanho da população existente, diversidade cultural, situação epidemiológica, disposição geográfica e diversidade regional.

Os critérios propostos, que devem atender às necessidades de cada distrito, serão examinados e avaliados pelos chefes de DSEIs, e posteriormente, definidos junto com a equipe do Dasi. Atualmente, cada EMSI é composta por médico, enfermeiro, odontólogo, auxiliar de enfermagem, auxiliar de saúde bucal, agente indígena de saúde (AIS) e agente indígena de saneamento (Aisan).

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idt…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.