VOLTAR

Técnicos da Funasa verificarão condições em aldeias dos Guajajara no Maranhão

Radiobrás-Brasília-DF
17 de Mar de 2005

Equipes de atendimento médico da Funasa - Fundação Nacional de Saúde no Maranhão foram deslocadas nesta quinta-feira (17) para a cidade de Grajaú, em cuja periferia ficam 72 aldeias com mais de 15 mil índios Guajajara. Lideranças indígenas informaram que há 30 dias morreu mais uma criança de pneumonia e que desde o final do ano passado um surto de doenças respiratórias levou outras seis à morte.

Os técnicos farão um levantamento das condições de saúde dos índios, a ser divulgado na próxima semana. Na cidade de Grajaú funcionam quatro Casas de Saúde indígena, mas faltam médicos e equipamentos. Os líderes levaram reivindicações à direção da Funasa e informaram que o aluguel de uma casa que serve de abrigo aos índios está atrasado há seis meses.

Ainda de acordo com os líderes, o restaurante da cidade que fornecia alimentação aos índios suspendeu as entregas por causa de uma dívida de R$ 17 mil, acumulada desde o ano passado.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.