VOLTAR

Técnicos da Coordenadoria de Unidades de Conservação realizam oficina para a elaboração de Planejamento Estratégico

SEMA/MT - www.sema.mt.gov.br
Autor: MARIA BARBANT
14 de Out de 2009

Gerentes das Unidades de Conservação, juntamente com a equipe técnica da Coordenadoria de Unidades de Conservação (Cuco), vinculada à Superintendência de Biodiversidade estão participando no Auditório Pantanal, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), da Oficina para Elaboração do Planejamento Estratégico e do Sistema de Gestão Estratégica para a Coordenação de Unidades de Conservação.

A oficina, uma iniciativa da Superintendência de Biodiversidade, por meio da Coodenadoria de Unidades de Conservação em parceria com a WWF-Brasil, GTZ e NEXUCS, tem como objetivos nivelar as informações entre a equipe técnica, internalizar os resultados da Avaliação Rápida e Priorização da Gestão de Unidades de Conservação - Rappam, além da elaboração do Planejamento Estratégico para a Coordenação de Unidades de Conservação da Sema para os próximos anos.

A Oficina para Elaboração do Planejamento Estratégico teve início na manhã desta terça-feira (13.10) e termina na próxima sexta-feira (16.10).

A superintendente de Biodiversidade da Sema, Elaine Fachim, deu início aos trabalhos com a apresentação do organograma do órgão ambiental e dos projetos que estão sendo desenvolvidos pela Sema e parceiros. Segundo ela, a própria oficina é o resultado de uma dessas parcerias, no caso, com a WWF-Brasil.

Nesta quarta-feira (14.10), no período da manhã será feito um alinhamento com os técnicos em relação ao Planejamento da Cuco e o Plano MT + 20. Logo após serão passadas informações sobre o Sistema de Unidades de Conservação e, em seguida, terão início as discussões em torno do Planejamento Estratégico da Coordenadoria (missão, visão de futuro, princípios e valores).

Na parte da tarde, continuam as discussões nesse sentido e, às 17 horas a superintendente de Biodiversidade Eliane Fachim e o consultor da WWF-Brasil Marcos Araujo falam sobre os diferentes horizontes para o planejamento (2010 e 2012).

Ao final da oficina, a expectativa é de que sejam definidas ações estratégicas para os próximos anos, fortalecendo o trabalho que vem sendo desenvolvido, no gerenciamento das UCs no Estado.

RAPPAM - Na tarde desta terça-feira, os técnicos da Sema falaram sobre a avaliação da Efetividade da Gestão das Unidades de Conservação localizadas em Mato Grosso, um trabalho feito em parceria entre a Sema, a WWF-Brasil e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Esse estudo (Rappam - Rapid Assessment and Priorization of Protected Área Management), avaliou a efetividade da gestão das Unidades de Conservação em Mato Grosso visando fornecer ferramentas para o desenvolvimento de políticas adequadas à proteção de ecossistemas e à formação de um sistema viável de Unidades de Conservação.

O resultado dessa avaliação foi lançado em Curitiba, no Paraná, no mês passado, durante a sexta edição do Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação. Considerado um dos mais importantes eventos da América Latina, o Congresso reuniu especialistas em conservação da natureza de diversas partes do mundo, para discutir as questões ligadas a gestão das UCs.

Em Mato Grosso, 37 unidades de conservação estaduais foram avaliadas pelo método Rappam em 2008, sendo 26 delas de proteção integral, quatro estações ecológicas, um monumento natural, 17 parques estaduais incluindo três parques urbanos, duas reservas ecológicas e dois refúgios de vida silvestre.

Após a análise das informações o estudo apontou 46 ações recomendadas para a melhoria da efetividade da gestão das unidades de conservação estaduais que vão desde a ampliação e garantia de dotação orçamentária e dos recursos humanos e equipamentos até o estabelecimento de metas de gestão visando o fortalecimento das unidades e, criação, no futuro, de um sistema de monitoramento, avaliação e planejamento integrado.

Para o coordenador de Unidades de Conservação da Sema, Alexandre Batistella a realização da oficina é uma iniciativa importante para a efetivação da gestão do sistema estadual de unidades de conservação. Na etapa subsequente será avaliada a efetividade de gestão das Unidades de Conservação estaduais (RAPPAM) que indicou os pontos fortes e fracos do sistema.

"Nesta oficina temos o objetivo de avaliar e programar ações compartilhadas e concretas a curto, médio e longo prazo com o objetivo de neutralizar os pontos fracos e fortalecer os pontos positivos na gestão de nossas unidades de conservação estaduais", explicou Batistella acrescentando que com esse trabalho estão sendo otimizados os recursos e esforços na conservação das unidades de conservação estaduais. "E, consequentemente, toda a biodiversidade associada a elas".

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO - A partir de 1990, Mato Grosso deu início ao processo de criação e implantação de Unidades Conservação que resultou na formulação e estruturação do Sistema Estadual de Unidades de Conservação. Atualmente o sistema conta com importantes áreas de conservação nos biomas Pantanal, Cerrado e Amazônia, em conformidade com a indicação de áreas prioritárias para conservação estabelecidas pelo Zoneamento Socioeconômico e Ecológico (ZSEE), em processo de finalização na Assembleia Legislativa do Estado, e pelo Ministério do Meio Ambiente.

Mato Grosso possui hoje oito (8) Unidades de Conservação federais e 41 estaduais das quais duas são reservas particulares. No total são 4.775.619,93 hectares protegidos. No Sistema Estadual, composto por 39 unidades, 28 são de proteção integral e 11 são de uso sustentável, correspondendo a aproximadamente 3% do território mato-grossense e representando 2.2% do bioma Amazônico, 4,42% do Cerrado e 3,89% do Pantanal.

Confira a Programação da Oficina para a Elaboração do Planejamento Estratégico e do Sistema de Gestão Estratégica para a Coordenação de Unidades de Conservação/ SEMA - MT

Local: Auditório Pantanal/Sema-MT
Data: 13 a 16 de outubro de 2009
Horário: 9:00 - 17:30

DIA 14/09, Quarta-feira

9:00 hs - Destaques do dia anterior
9:10 hs - Alinhando o Planejamento da CUCO ao Plano MT + 20 - Marcos Araujo.
10:00 hs - O que é um Sistema de unidades de conservação?
10:30 hs - Intervalo.
11:00 hs - Planejamento Estratégico da CUCO: missão
12:30 hs - Almoço
14:00 hs - Planejamento Estratégico da CUCO: visão de futuro da CUCO.
15:30 hs - Planejamento Estratégico da CUCO: princípios e valores.
16:30 hs - Intervalo.
17:00 hs - Os diferentes horizontes para o planejamento (2010 e 2012)
Eliane Fachim e Marcos Araujo.
17:30 hs - Encerramento do segundo dia.

DIA 15/09, Quinta-feira

9:00 hs - Destaques do dia anterior
9:10 hs - Construção do Mapa Estratégico da CUCO.
10:30 hs - Intervalo.
12:30 hs - Almoço.
14:00 hs - Construção do Sistema de Medição de Desempenho da CUCO
(Indicadores, Metas e planos de ação).
16:00 hs - Intervalo.
17:30 hs - Fim do terceiro dia.

DIA 16/09, Sexta-feira

9:00 hs - Destaques do dia anterior
9:10 hs - Continuação da Construção do Sistema de Medição de Desempenho da CUCO e sua aplicação nas UCs.
12:00 hs - Avaliação da oficina e próximos passos.
12:30 hs - Encerramento da oficina e almoço.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.