VOLTAR

Taxa de mortalidade infantil indígena diminui 4,7 por cento em 2017

Revista Crescer https://revistacrescer.globo.com/
28 de Set de 2018

Em 2016, 735 óbitos de crianças indígenas menores de 5 anos foram listados, enquanto no ano passado foram computadas 702 mortes. A informação é da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), subordinada ao Ministério da Saúde, incluída no relatório Violência contra os Povos Indígenas - 2017, lançado na quinta-feira (27) pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

Outro dado que apresentou alguma melhora, ainda que muito pequena, foi o de homicídios de indígenas: 110 foram assassinados no país em 2017, contra 118 em 2016. Os estados com maiores índices de homicídios foram Roraima (33), Amazonas (28) e Mato Grosso do Sul (17). Em um dos episódios, um líder do povo krikati, cuja terra indígena está situada no Maranhão, foi morto enquanto dormia.

Os números oficiais foram obtidos via protocolo fundamentado pela Lei de Acesso à Informação. Para o órgão, as estatísticas são, muito provavelmente, menores do que as reais. De acordo com a Sesai, muitos casos deixam de ser notificados.

A antropóloga Lucia Helena Rangel, que é assessora do Cimi e coautora do relatório, afirma que a queda dos índices "não é, necessariamente, motivo de comemoração, já que todas as vidas importam". Lucia Helena também chama a atenção para os índices de suicídio, que, entre indígenas são superiores aos observados em qualquer outro grupo populacional.

Na reportagem A Mortalidade das Crianças Indígenas, publicada em 2015 pela Crescer, o cenário não era muito diferente. "Nascer indígena no Brasil significa ter duas vezes mais probabilidade de morrer antes do primeiro ano de vida do que as outras crianças, segundo dados recentes do Unicef. E, se nascer xavante ou ianomâmi, está fadado a sina pior: nessas etnias, a mortalidade de crianças até os 5 anos é quase nove vezes maior do que a média da população brasileira. Fome, miséria, diarreia, desnutrição, falta de saneamento básico e assistência precária de saúde são só algumas das explicações para esse triste retrato".

https://revistacrescer.globo.com/Voce-precisa-saber/noticia/2018/09/tax…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.