VOLTAR

Tapebas bloqueam rodovia em protesto

O Povo - http://www.opovo.com.br/
Autor: Aline Moura
03 de Jul de 2012

Passar pela BR-222 durante o dia de ontem, na altura do km 17, foi um problema devido às manifestações dos índios Tapebas, no município de Caucaia, que bloquearam a via com troncos de árvores, lonas e até um trator. A manifestação reivindicava a demarcação das terras onde vivem as 17 comunidades indígenas da região.

"Somos um povo unido. Atingiu uma, atingiu todas", disse o cacique Alberto Tapeba, referindo-se a ordem judicial de reintegração de posse que autorizou a demolição de 10 casas da parte sul da aldeia Sobradinho.

Após as demolições, as comunidades Tapebas vivem em clima de tensão, conforme Iolanda Ambrósio, indígena e professora de uma das aldeias. "Enquanto não sair a demarcação, o povo Tapeba não vai estar seguro dentro suas casas", afirma o cacique.

As comunidades reclamam de vulnerabilidade diante das intervenções estatais na área e da lentidão no processo de demarcação das terras onde vivem cerca de seis mil indígenas, que já se arrasta por três décadas.

A partir de um estudo antropológico feito entre o povo indígena, a Fundação Nacional do Índio (Funai) produziu relatório de identificação e delimitação da terra Tapeba. O documento foi apresentado há cerca de um mês à Funai, em Brasília, para publicação no Diário Oficial da União (DOU).

A publicação do relatório oficializa a demarcação das terras Tapebas, conforme Valdênia Lucena, coordenadora regional da Funai em Fortaleza. Mesmo sendo a principal pauta de reivindicação da Acita, a publicação deve sair somente em dezembro.

No entanto, de acordo com Gabriel Tapeba, os indígenas não estão contentes com a data e exigem que o órgão antecipe o prazo. "Até dezembro é muito tempo. Se não adiantarem, fecharemos permanentemente a BR 222", alerta.

http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2012/07/03/noticiasjornalfo…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.